Parque Biológico de Gaia
FOTOS
PROVADOR

As Vacas-Louras vão ter um abrigo para se protegerem

É verdade, elas estão prestes a desaparecer da superfície da Terra. Para combater a tendência de decréscimo do número de Vacas-Louras, o município de Gaia está a promover um workshop que permitirá a construção de um abrigo para as proteger. Mas o que são mesmo as Vacas-Louras?

Trata-se do maior escaravelho da Europa e tem o estatuto de quase ameaçado de extinção, segundo a Lista Vermelha da União Internacional para a Conservação da Natureza.

É um inseto cujo macho dispõe de mandíbulas de grande tamanho, muito maiores do que as das fêmeas, que lhes servem de defesa contra a ameaça de machos rivais. O problema é que não são grandes o suficiente para se defenderem da ameaça natural que o está a conduzir à extinção.

As Vacas-Louras são ainda importantes agentes na manutenção da saúde da floresta, uma vez que se alimentam de madeiras já morta e em decomposição.

Por isso é que o Parque Biológico de Gaia, em colaboração com a Rede Portuguesa de Monitorização da Vaca-Loura e a iniciativa vacaloura.pt, tem levado a cabo esforços para a proteção deste inseto, nomeadamente através do desenvolvimento de um workshop, cujo objetivo passa pela construção de abrigos para esta espécie de escaravelho.

A iniciativa apela a que a comunidade se reúna e participe na construção de abrigos, segundo os conhecimentos adquiridos no workshop desenvolvido em Gaia.

Esta ação decorre no Parque Biológico de Gaia em colaboração com a Rede Portuguesa de Monitorização da Vaca-Loura, nasce de uma parceria com a iniciativa.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!