Museu

Reprodução: Pexels

PROVADOR

Este mês todos os museus e monumentos são à borla... menos estes

​​​​​​​O Dia Internacional dos Museus, celebrado a 18 de maio, vai entradas gratuitas em museus, palácios e monumentos. Mas não fica por aqui. Também nos dias 19 e 20 há entradas grátis em vários espaços. Além disso, há uma vasta programação de visitas, palestras, exposições, concertos e encenações históricas para ver.

A efeméride, este ano dedicada ao tema das memórias traumáticas e da reconciliação, pretende lançar uma reflexão sobre o papel dos museus na aproximação das comunidades e na sociedade em geral.

A celebração deste dia, decidida pelo Conselho Internacional de Museus, vai permitir visitar de forma gratuita, por todo o país, museus, monumentos e palácios. Pode contar-se com dezenas de atividades como visitas guiadas, exposições, ateliês, teatro, palestras, concertos e lançamentos de livros, entre outras.

No dia 18 de maio, quinta-feira, todos os museus, palácios e monumentos tutelados por este organismo do Ministério da Cultura terão entrada gratuita.

A 19 de maio, a partir das 18:00, o Museu de Arte Popular abre as portas gratuitamente e, no dia 20 de maio, a partir da mesma hora, as entradas também serão gratuitas nos museus, palácios e monumentos públicos, à exceção do Convento de Cristo, Mosteiro da Batalha, Mosteiro dos Jerónimos, Museu Monográfico de Conímbriga - Museu Nacional, Panteão Nacional e Torre de Belém, que encerram no horário habitual.

Em Portugal as celebrações estendem-se até ao dia 20 de maio devido à Noite Europeia dos Museus, criada pelo Ministério da Cultura e da Comunicação de França, à qual os museus portugueses se associam desde há alguns anos.

Também o novo Museu Nacional dos Coches, inaugurado há dois anos, em Lisboa, que encerrou a 26 de abril para instalação do projeto expositivo, reabrirá ao público a 20 de maio.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!