5 truques para um bronzeado incrível este verão

Foto: Pexels

PROVADOR

Chegou o verão e temos estas dicas para um bronzeado incrível

O verão acabou de chegar e, surpreendentemente, as temperaturas começam a baixar. Ainda assim, este é só o primeiro dia de três meses que tem para trabalhar numa cor invejável. Ficam aqui algumas dicas que pode começar a adotar desde já e sem grandes gastos, quer de tempo, quer de dinheiro. Esqueça os auto-bronzeadores e os solários e bronzeie a pele de forma rápida e saudável enquanto cuida da sua pele.

Em primeiro lugar, não aplicar protetor solar não só não acelera o bronze como é prejudicial à pele. É muito importante mantê-la saudável, protegida e hidratada e estas cinco dicas não excluem a utilização do creme protetor.

1. Exercício e alimentação

Para queimar a pele rapidamente - e de forma saudável -, não basta estar só entendido ao sol. O exercício físico, além das várias vantagens que traz ao corpo e à mente, também traz benefícios na hora de bronzear. O exercício melhora e aumenta a circulação sanguínea e ainda torna a pele humidificada e hidratada, pronta para absorver todos os raios de sol que vão escurecer a pele. Além disso, contrariamente à posição de estar deitado, no exercício físico o ângulo de impacto dos raios no corpo é mais alargado, tornando o bronze mais natural, espalhado e uniforme. Actividades como ioga, voleibol de praia, nadar e corrida são excelentes exemplos de como exercitar enquanto se bronzeia.

A alimentação também aqui é importante e sobretudo útil! Comer alimentos como cenouras, tomates, espinafres - e quase todos os verdes -, batatas doces, azeite, peixe, amêndoas ou queijo é um bom princípio para não so seguir uma alimentação recomendada como desenvolver condições na pele para bronzear mais facilmente por causa das vitaminas aqui envolvidas.

2. Aproveitar os reflexos

Quanto mais clara é a superfície, maior é o reflexo produzido. Por isso vamos aproveitar os reflexos para bronzear. Toalhas claras não vão absorver tanto os raios solares, mas vão ter um efeito de ricochete e reflecti-los em várias direções sobre o corpo, facilitando o bronze mais uniforme. Na piscina, por exemplo, estar na água também ajuda a bronzear, mas não é só: uma forma bastante relaxante, prática e divertida de bronzear sem grande esforço é simplesmente deitar-se num colchão flutuante e esperar que os reflexos façam o trabalho. Na praia, a claridade da areia tem o mesmo efeito. Aliada a uma toalha de tons claros, está tudo pronto para queimar a pele de forma rápida!

3. Água salgada (do mar!)

Ir ao mar regularmente num dia de praia também é um bom truque. Estar somente deitado na toalha não vai acelerar o processo de bronzeio, além de não ser tão saudável. É importante ir à água regularmente para controlar a temperatura do corpo e para manter a pele hidratada. Porém, as vantagens não se esgotam aí. A água salgada do mar torna mais rápida a chegada do bronze, uma vez que o sal atrai os raios solares mais rapidamente. Juntar numa garrafa água e sal não vai ter o mesmo efeito, uma vez que a água do mar contém outros minerais importantes que contribuem para o escurecimento da pele.

4. Proteção e acelerador de bronzeado

A melhor maneira de começar um bronzeado incrível é ter a pele bem protegida e cuidada. A proteção é um factor muito importante para ficar com um aspecto saudável e invejável. Além dos tradicionais protetores solares - que devem ser sempre utilizados, mesmo quando o corpo já está bronzeado -, existem produtos que juntam as qualidades do protetor solar com um acelerador de bronze. Muitos deles beneficiam das vantagens dos alimentos, como as cenouras, para ativar a pele para a receção e absorção dos raios solares, mas de forma protegida. Além de darem um tom mais dourado à pele, não a deixam seca e desidratada.

5. Tentar manter

Outro truque fácil de aplicar é simplesmente tentar manter o bronzeado da pele. Para isso, seguir as dicas anteriormente apresentadas é suficiente. Sessões mais regulares na praia ou na piscina vão manter a pele bonita. Contudo, é importante a aplicação de um after sun ao fim do dia para que no final do verão a pele não esteja cansada e seca e para que não perca do aspecto saudável e que toda a gente vai querer ter.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!