Coreia do Norte
Foto: Reuters

Evite fazer estas 10 coisas se visitar a Coreia do Norte

Redação SPOT+

A Coreia do Norte é um país com regras muito específicas e quem ousar infringi-las pode ser alvo de punições bastante severas. Por isso, o melhor é mesmo evitar certos comportamentos para garantir que a viagem corre livre de problemas.

O site Culture Trip elaborou uma lista com as 10 coisas que os turistas não podem fazer quando visitarem a Coreia do Norte. Acredite, é impossível comportar-se como um turista "normal" neste país.

1. Não chame Coreia do Norte ao país: sempre que se quiser referir à Coreia do Norte, o melhor é chamar-lhe antes República Popular Democrática da Coreia. Desta forma, irá manter-se livre de problemas.

2. Não espere ter muita privacidade: é impossível andar livremente por este país. Os turistas estão sempre a ser vigiados pelos guias turísticos, que ficam encarregues de segui-los para onde quer que vão.

3. Não espere conhecer a verdadeira Coreia do Norte: os turistas só estão autorizados a conhecer certos locais do país. Como tal, tudo aquilo que diz respeito à vida e dia a dia dos norte-coreanos será ocultado dos mesmos.

4. Não ande sozinho: os turistas não devem andar sozinhos na rua, nem nos transportes públicos. E nunca devem tentar sair de perto do grupo turístico.

5. Não faça críticas negativas ao país: criticar a Coreia do Norte pode levar à condenação e sujeitar o indivíduo em questão a trabalhos forçados. Não se admire se for obrigado a curvar-se diante de estátuas de líderes que fazem parte da História do país.

6. Não leve muita coisa: os turistas são revistados a pente fino assim que chegam às alfândegas do Aeroporto. Por isso, se quer evitar um processo de triagem longo, o melhor é levar o mínimo de coisas possíveis na mala de viagem. GPS, telefones por satélite e lentes de câmara com mais de 150 mm são expressamente proibidos.

7. Não leve o telemóvel: atualmente, o uso de telemóvel é permitido, mas todas as chamadas são auscultadas pelas autoridades do país. Além disso, só poderá utilizar o serviço móvel da República Popular Democrática da Coreia.

8. Cuidado com as fotos: fotografar cenários de pobreza ou obras públicas é proibido. A Coreia do Norte defende a privacidade dos assuntos internos.

9. Não discuta ou pratique crenças religiosas: a Coreia do Norte é um estado ateu que pune qualquer religião. É totalmente proibido praticar qualquer tipo de atividade religiosa e quem o fizer corre o risco de ser preso ou até expulso do país.

10. Não quebre as regras: para evitar complicações com as autoridades locais, os turistas devem seguir à risca todas as regras que lhes forem apresentadas pelos guias turísticos.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!