CINEMA
Foto: Pixabay
PROVADOR

Vila portuguesa tem festival de cinema e já recebeu este ano 1000 filmes de 80 países

É uma vila no centro do país, tem pouco mais de 13 mil habitantes e está dividida em quatro freguesias. Arruda dos Vinhos recebe a quarta edição do Festival de Cinema Curt’Arruda nos próximos dias 13, 14 e 15 de outubro. Até à data já foram recebidos pela organização mais de 1000 filmes.

Este festival acontece numa vila de traços rurais e pretende homenagear essa mesma ruralidade, integrada num espírito urbano e de desenvolvimento.

O mote do certame é “O Festival de Cinema Rural Mais Urbano de Portugal” e tem como objetivos a promoção da produção de cinema em várias escalas, da mais local à internacional, divulgar o município e as emergentes vertentes culturais e ainda dinamizar a oferta cultural da região.

O festival “quer dinamizar a cultura em Arruda e divulgar o que de melhor se produz cinematograficamente sob o tema da ruralidade”, numa aposta da autarquia num programa dedicado a todas as faixas etárias e áreas de interesse, de acordo com os responsáveis pelo Curt’Arruda.

 

O evento decorre no antigo espaço de projeção de filmes de Arruda dos Vinhos, o Clube Recreativo e Desportivo Arrudense, e até ao momento foram entregues mais de 1000 filmes, com origem em mais de 80 países, para integrarem as diferentes secções do festival.

O festival pretende eleger, em competição, a melhor curta-metragem rural através da secção Curt’Arruda e a melhor curta-metragem de Arruda dos Vinhos, com o Film’Arruda.

Além da competição e da mostra de cinema, o festival conta ainda com espetáculos de jovens bandas e músicos portugueses mas também outras atividades pedagógicas e lúdicas, como um espaço conferência e debate e ainda atividades específicas para escolas e crianças.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!