Festa do cinema
PROVADOR

Festa do Cinema: dezenas de filmes e milhares de sessões a preços reduzidos

Vêm aí três dias repletos de filmes. A Festa do Cinema chega já na próxima semana e traz consigo bilhetes a preço reduzido em mais de 500 salas de todo o país. A iniciativa pretende "promover o ato cultural que é ir ao cinema", mas ainda não é este ano que o cinema português tem grande destaque.

É já nos dias 22, 23 e 24 de maio que vamos poder ir ao cinema por apenas 2,5 euros. A Festa vai contar com mais de 10 mil sessões, nestes três dias, espalhadas pela rede comercial de exibição, cineclubes e cineteatros de Norte a Sul do país.

Contudo, de entre os 60 filmes abrangidos no programa, apenas cinco são portugueses.

A organização anunciou que a festa contará “com um grande ênfase na produção nacional” e que o cartaz conta com duas produções de Sérgio Graciano: “Perdidos” e “Uma vida à espera”.

 

 

 

Um dos filmes que promete mover multidões, especialmente depois da presença do Papa no país e da canonização dos pastorinhos, “Jacinta”, de Jorge Paixão da Costa, integra também a lista de filmes da Festa do Cinema.

 

 

Ainda dentro do tema da religião será possível ver ainda “Fátima”, de João Canijo.

 

 

Ainda não se sabe qual será o quinto filme português a integrar o cartaz, uma vez que o lugar será ocupado pelo filme que for premiado na cerimónia dos Globos de Ouro, no dia 21 de maio. Os nomeados são “Cartas da Guerra”, de Ivo M. Ferreira, “Cinzento e Negro”, de Luís Filipe Rocha, “John From”, de João Nicolau, e “O Ornitólogo”, de João Pedro Rodrigues.

Para além das produções nacionais, estão em cartaz alguns "blockbusters" como "Os guardiões da galáxia 2", de James Gunn, "Alien: Covenant", de Ridley Scott" ou "Não sou o teu negro", de Raoul Peck.

Pode consultar a lista completa de filmes e de salas aderentes através do site oficial do evento.

 

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!