Triplex 2

Qual dos três F gerou mais notícias a 13 de maio?

Redação SPOT+

Foi um dos fins-de-semana mais agitados dos últimos tempos em Portugal: o Papa visitou Fátima, o Benfica sagrou-se tetracampeão nacional e Salvador Sobral conquistou a Eurovisão.

Com o fado, Fátima e o futebol a tomar conta do país, nesse histórico 13 de maio de 2017, qual dos acontecimentos foi o que gerou mais notícias e conteúdos noticiosos, não só em Portugal, como no resto do mundo?

De acordo com o estudo da Cision - empresa dedicada à monitorização e análise dos media -, o grande vencedor deste autêntico "campeonato mediático" foi o Papa Francisco. A visita de Francisco ao Santuário de Fátima por ocasião do centenário das aparições de Nossa Senhora, onde canonizou os pastorinhos Jacinta e Francisco, foi o evento que mais notícias originou, não só em Portugal, como no resto do mundo.

Por cá, foram 4.297 artigos ou peças noticiosas publicadas nos vários meios de comunicação social (televisão, rádio, imprensa e online). No entanto, foi lá fora que a visita teve maior impacto: ao longo dos três dias em que o estudo incidiu (12 a 14 de maio), foram difundidas 17.436 notícias sobre a visita de Francisco a Fátima em meios de informação online de todo o mundo. Ao todo, foram 21.733 notícias sobre a vinda do Papa a Portugal em apenas três dias.

Salvador Sobral levou Portugal à conquista inédita da Eurovisão, o que lhe valeu a cobertura mediática nos meios de comunicação social lá fora. Ao todo, foram 11.062 notícias publicadas fora do nosso país sobre o cantor português. Cá dentro, o intérprete de "Amar pelos dois" foi citado em 1.434, totalizando 12.496 notícias sobre o feito.

Já o Benfica acabou por ter mais notícias publicadas em Portugal sobre a conquista inédita do tetracampeonato do que lá fora. A conquista do campeonato 2016/17 pelos encarnados gerou 3.207 notícias no nosso país e 3.678 lá fora, elevando o total para 6.885.

A Cision ressalva, no entanto, que nem todas as notícias e conteúdos se referem ao tetracampeonato encarnado, uma vez que o Benfica conseguiu outras conquistas nesse fim-de-semana, como o campeonato nacional de voleibol e as Taças de Portugal de futsal feminino e masculino.

 

Benfica "campeão" nas redes sociais

No entanto, foi nas redes sociais que o Benfica se destacou do Papa Francisco e de Salvador Sobral. De acordo com os dados da Cision, estes três acontecimentos geraram mais de dois milhões de euros de partilhas. O Benfica liderou, com 44% das partilhas seguido do Papa Francisco, com 39%, e de Salvador Sobral, com 17%.

A Cision analisou todas as notícias com referência a Benfica, Papa Francisco e Salvador Sobral publicadas nos mais de dois mil meios de televisão, rádio, imprensa e online em Portugal e em mais de 120 mil meios de informação online de 190 países monitorizados pela Cision, numa pesquisa levada a cabo entre 12 e 14 de maio de 2017.

Nas redes sociais foram analisadas as referências ao Benfica, Papa Francisco e Salvador Sobral durante o mesmo lapso de tempo.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!