Novo Mercedes EQA: totalmente elétrico
FOTOS

EQA: a Mercedes rendeu-se aos carros totalmente elétricos

Chegou o primeiro carro compacto da Mercedes totalmente elétrico. O protótipo EQA foi apresentado no Salão de Frankfurt para mostrar que os modelos elétricos estão a chegar à gama de produtos da Mercedes-Benz.

Dieter Zesche, o diretor executivo da Daimler AG, anunciou que a marca alemã vai lançar, no prazo de cinco anos, mais uma dezena de modelos totalmente integrados na mobilidade elétrica.

Este veículo vem com dois motores totalmente elétricos, um em cada eixo do carro. Em apenas cinco segundos, consegue acelerar até aos 100 quilómetros por hora, com uma potência total de 272 cavalos.

Com uma autonomia de 400 quilómetros, o EQA tem tração integral com distribuição de binário variável entre eixos de forma diferente consoante os modos de condução – Sport e Sport Plus – e oferece ao condutor uma experiência em que lhe permite selecionar as características de uma performance singular com segurança.

Em menos de 10 minutos consegue alcançar-se uma carga que atribui ao carro uma autonomia de 100 quilómetros. Pode ser carregado de diferentes formas, quer por indução quer através de wallbox, sendo que o carro é compatível com métodos de carregamento rápido.

Entre os dois eixos encontra-se a bateria íons-lítio, com uma capacidade superior a 60 kWh.

No corpo do carro é evidente uma adaptação de desenho “sensual purity”, caracterizado pelo minimalismo subtil, com redução de linhas e arestas marcantes.

Em vez de LEDs, as luzes são de fibra de laser e em forma de espiral para realçar a ligação a circuitos elétricos – é um veículo totalmente elétrico!

Por ser elétrico não tem radiador e, nesse caso, na frente do carro há uma grelha que muda de cor consoante a opção de condução do utilizador: azul para o modo Sport e encarnado para o Sport Plus.

Veja as fotos na galeria de imagens.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!