Adolescentes
Foto: pexels

Sabia que os adolescentes de hoje são mais imaturos?

Redação SPOT+

Hoje em dia, os adolescentes de 18 anos têm a mesma maturidade que os jovens tinham antigamente aos 15 anos. A conclusão é de um estudo da Universidade de San Diego, nos Estados Unidos.

O estudo, publicado na revista Child Development, concluiu que há 40 anos os adolescentes tinham muito mais maturidade, pelo menos os norte-americanos.

"Em termos de atividades adultas, os adolescentes de 18 anos de hoje parecem-se com os adolescentes de 15 anos de antigamente", referiu Jean M.Twenge, a principal autora do estudo.

Para chegar a esta conclusão, os investigadores analisaram mais de oito milhões de inquéritos realizados a jovens de ambos os sexos, entre os 13 e os 19 anos, de diferentes classes sociais e etnias. A análise decorreu de 1976 a 2016.

Enquanto 86 por cento dos finalistas do ensino secundário, entre 1976 e 1979, tinham saído em encontros, apenas 63 por cento dos jovens entre 2010 e 2015 o fizeram.

Também o número de adolescentes sexualmente ativos durante o ensino secundário diminuiu, passando de 54 por cento, em 1991, para 41 por cento, em 2015.

Os participantes do estudo nascidos em famílias com melhores rendimentos, esperança de vida e habilitações mais elevadas, participam menos em atividades consideradas adultas, como beber álcool, fazer sexo, trabalhar e conduzir.

"Se culturalmente nos dizem: ‘vais concluir o secundário, depois fazes a faculdade, de seguida um estágio e só vais ser responsável perto dos 30 anos’, então o nosso cérebro vai responder desta forma", explicou Daniel Siegel, psiquiatra norte-americano.

Contudo, as conclusões do estudo não são unânimes: há quem defenda que a mudança de comportamento dos jovens esteja relacionada com o tempo passado online; outros consideram que a culpa é das exigências académicas dos pais e da sociedade.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!