Sines: Concurso de fotografia «Momentos de Amamentação» - Rita Serrão Pestana

Sabia que o leite das mães de bebés prematuros é diferente?

Redação SPOT+

Um estudo norte-americano descobriu que o leite das mulheres que dão à luz bebés prematuros é diferente dos outros. Ao que parece, este pode ajudar a acelerar o crescimento e o desenvolvimento dos recém-nascidos.

Os investigadores da Faculdade de Medicina da Universidade Estadual da Pensilvânia, nos Estados Unidos, concluíram que o leite materno varia consoante a altura em que os bebés nascem. 

Ou seja, o leite das mães dos recém-nascidos prematuros, que nascem entre as 27 e 28 semanas de gestação, apresenta quantidades de moléculas-chave diferentes daquelas cujos filhos nascem dentro do prazo considerado normal, as 38 semanas de gestação.

"Descobrimos que existem diferenças nos perfis de microRNA e essas alterações influenciam o metabolismo [dos bebés]", disse Molly Carney, um dos autores participantes na investigação, citado pelo The Indian Express.

Segundo o estudo, publicado na revista Pediatric Research, as mulheres que dão à luz bebés prematuros têm um tipo de leite que ajuda a processar a energia e os nutrientes, regulando a função gastrointestinal e o gasto de energia dos mesmos.

No futuro, a medicina poderá aproveitar as propriedades existentes neste tipo de leite, aperfeiçoando-as, para responder de forma mais eficiente às necessidades dos prematuros.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!