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Quantas peças de fruta devemos comer por dia para uma dieta saudável?

Qual é a porção de frutas e vegetais que acha que deve incluir na sua dieta? Segundo um estudo recente da Organização Mundial de Saúde (OMS), bastam apenas três a quatro porções para registar benefícios de saúde e prevenir doenças cardíacas.

Até agora a OMS considerava que as percentagens de fruta e vegetais presentes numa dieta saudável tivessem de ser maiores. Mas, de acordo com uma nova investigação, encher-nos de fruta e vegetais ou comer apenas três a quatro porções por dia vai dar mais ou menos ao mesmo.

De acordo com o The Guardian, as diretrizes anteriores da OMS recomendavam que se comessem pelo menos 400 gramas de frutas, vegetais e leguminosas por dia. Contudo, no novo estudo, que envolveu a análise das dietas de 135 mil pessoas de todo o mundo, revelou que apenas 375 gramas são suficientes.

Esta pode ser uma boa notícia para as pessoas que habitam em países menos desenvolvidos e onde a fruta e os legumes são mais caros.

Estes 375 gramas de fruta, vegetais e leguminosas podem ainda prevenir doenças coronárias, morte prematura e risco de ataques cardíacos.

Contudo, a OMS garante que uma dieta com maior consumo de frutas e vegetais do que o mínimo recomendável será sempre mais benéfica e mais saudável.

“Nos países ocidentais, como os EUA e países da Europa, não estamos a sugerir que as pessoas comecem a comer menos frutas e vegetais – devemos pensar que isto é uma parte de uma dieta saudável e que é benéfico comer mais”, disse um porta-voz da OMS, em entrevista ao The Guardian.

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