Café
Foto: Andreas Hartmann

Beber quatro cafés por dia pode reduzir risco de diabetes tipo 2

Para os viciados em café, temos boas notícias. De acordo com um estudo recente, parece que esta bebida pode mesmo reduzir o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Segundo a investigação da Universidade Hospitalar Aarhus, na Dinamarca, beber quatro cafés por dia pode diminuir em 25% o risco de desenvolver diabetes tipo 2.

Contudo, isto não se aplica a todas as bebidas com café. Os resultados só foram observados com descafeinados ou expressos. Isto porque os efeitos prendem-se com o consumo de uma substância que está presente em abundância no café, o cafestol, cujos níveis variam nas diferentes variedades da bebida.

De acordo com os cientistas, foram dados diferentes níveis de cafestol diariamente a ratos e aqueles que consumiam a substância com regularidade tinham menos açúcar no sangue e maior sensibilidade à insulina.

Esta pode ser uma solução para a doença, uma vez que os diabetes tipo 2 são causados pelo excesso de glucose no sangue, o que também torna o corpo menos sensível à insulina.

“O consumo diário de cafestol pode atrasar o aparecimento de diabetes tipo 2 nos ratos. O estudo presente dá-nos ainda mais conhecimento sobre a ação dos mecanismos das substâncias bioativas no café”, disse Fredrik Brustad Mellbye, responsável pela investigação, ao Daily Mail.

O cafestol pode ainda vir a ser utilizado no futuro como medicamento alternativo para tratar a doença.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!