Rugas de expressão
Foto: pexels

Saiba como evitar o aparecimento precoce das rugas

Redação SPOT+

As rugas fazem parte do envelhecimento e mais tarde ou mais cedo surgem em todos nós. No entanto, evitar certos comportamentos pode ajudar a retardar o aparecimento das mesmas.

O site Eat This, Not That! elaborou uma lista com algumas das principais causas para o aparecimento de rugas na pele. O artigo contou com a participação de alguns dermatologistas internacionais, que se prontificaram a explicar algumas das causas e apresentar dicas para ajudar a combater estes sinais da idade.

1. Sol: este é sem dúvida um dos principais causadores de rugas. Os raios ultravioleta conseguem penetrar a pele e provocar o envelhecimento cutâneo. O ideal é evitar longas horas de exposição solar e usar protetor solar sempre que o fizer.

2. Dieta pobre em nutrientes: uma dieta à base de alimentos processados e industrializados só vai fazê-lo ter mais rugas. Em causa, está a falta de nutrientes, que impulsiona o aparecimento das mesmas.

3. Ingerir muito açúcar: o açúcar acelera o envelhecimento do organismo e da pele. Como tal, é de evitar o consumo excessivo.

4. Poluição ambiental: hoje em dia estamos cada vez mais expostos a altos níveis de poluição, o que pode originar o aparecimento precoce de rugas. Desta forma, é indispensável utilizar diariamente um bom produto de limpeza de pele e optar por uma alimentação saudável.

5. Dormir pouco: ter uma boa qualidade de sono é fundamental para recuperar toxinas e manter uma pele suave. O ideal é dormir entre 6 a 8 horas por noite.

6. Stress: o bem-estar mental e emocional tem mais influencia na nossa pele do que imagina. "O stress aumenta os níveis de cortisol, o que reduz a capacidade da pele se manter húmida", refere Maral K. Skelsy, dermatologista e diretora do Centro de Cirurgia Dermatológica de Washington.

7. Tabaco: fumar prejudica a saúde a vários níveis, o envelhecimento da pele é um deles. "A nicotina provoca o estreitamento dos vasos sanguíneos na pele, tornando-a mais propensa às rugas, uma vez que os nutrientes vitais deixam de conseguir atingir a epiderme", afirma Maral K. Skelsy.

8. Palhinhas: este objeto é responsável pelo aparecimento de rugas na zona dos lábios, quando utilizado em excesso. "Beber por uma palhinha implica a contração dos músculos ao torno dos lábios, o que torna as rugas mais profundas e visíveis" explica a dermatologista Kristina Goldenberg.

9. Pele seca: hidratar a pele diariamente é essencial para evitar o aparecimento de rugas, uma vez que a pele seca é mais propensa a desenvolver marcas no rosto, sobretudo na zona dos olhos. Por isso, opte por um creme hidratante rico em nutrientes e utilize-o diariamente.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!