Foto: pexels

Conhece o segredo dinamarquês para a felicidade?

Redação SPOT+

O povo dinamarquês é considerado um dos mais felizes do mundo. Tudo graças ao "hygge", uma espécie de filosofia de vida que consiste em apreciar os pequenos prazeres da vida.

A Dinamarca é um dos países com melhor qualidade de vida do mundo, devido aos salários altos, à educação e saúde pública, ao baixo nível de corrupção e à forte igualdade existente entre os sexos feminino e masculino. No entanto, este não é o verdadeiro segredo que explica a felicidade deste país.

Os dinamarqueses são adeptos de uma filosofia de vida que valoriza os pequenos prazeres da vida, como por exemplo: beber uma caneca de chá quente em frente à lareira, jantar à luz das velas, ler um bom livro ou desfrutar bons momentos em família.

Hygge, que em português se pronuncia "úga", é a palavra utilizada para descrever este tipo de felicidade. Tal como a palavra saudade, não existe uma tradução concreta para transmitir esta ideia, mas podemos traduzi-la por uma espécie de "aconchego". 

Segundo os especialistas, o hygge pode ser sentido através dos cinco sentidos:

- O paladar, que diz respeito aos saberes que nos são familiares;
- A audição, ou seja todos os sons que nos transmitem uma sensação de conforto;
- O olfato, isto é, todos os cheiros que nos são familiares;
- O tato, tudo aquilo que é feito à mão e implica o toque;
- A visão, que diz respeito a tudo aquilo que vemos e nos transmite conforto, como por exemplo, ver o mar.

Em suma, o hygge é tudo aquilo que nos transmite uma sensação de bem-estar e conforto emocional, e pode ser encontrado nas coisas mais simples da vida.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!