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Saiba como manter o bronze das férias por mais tempo

Redação SPOT+

Com o fim das férias, há que regressar ao trabalho e à rotina diária. Se regressou com um daqueles bronzes de causar inveja no escritório, leia estas dicas para conseguir prolongá-lo ainda mais tempo.

A melhor maneira é através da alimentação, com alimentos ricos em caroteno, uma substância associada à mudança da cor de pele e produção de melanina, responsável pelo bronzeado.

Segundo a Ana Ni Ribeiro, nutricionista e autora do blog A Nitricionista, a dieta ideia deve ser ser variada e saudável.

Alimentos coloridos

As frutas e os vegetais alaranjados, como são a laranja, cenoura ou a abóbora, bem como as folhas verde escuras (rúcula ou espinafre), são ricas em beta caroteno, isto é, são capazes de absorver a radiação ultravioleta, ao mesmo tempo que minimizam os danos que podem causar no nosso ADN.

Além disso, aumentam ainda a pigmentação, que é um fator de proteção da pele, e reduzem a formação de radicais livres, moléculas que, quando em excesso no organismo, são prejudiciais ao nosso corpo.

O tomate e a melancia são ricos em licopeno, que lhes confere a cor avermelhada e que ajuda a proteger contra as radiações ultravioleta. A presença de vitamina C nestes alimentos regenera a estrutura das fibras de colagénio.

Peixes

No caso do peixe, não há uma espécie que seja melhor do que a outro, uma vez que todos os tipos contêm vitamina E, selênio e zinco. A sardinha tem também a coenzina Q10, que diminui a produção de radicais ligres e ajuda à regeneração celular.

Água e chá verde

Vários estudos apontam para os benefícios de consumir diariamente duas ou mais chávenas de chá verde por dia, um deles na proteção contra o cancro de pele. Os polifenóis presentes na bebida protegem da exposição solar moderada e ajudam na redução de eritema, o vermelhidão que surge depois de longos períodos ao sol.

Uma hidratação correta permite um bronzeado mais bonito e saudável, pelo que a ingestão de água durante todo o dia é aconselhável.

Grãos

À semelhança do peixe, são alimentos ricos em vitamina E, selênio e zinco. A vitamina E e o selênio fortalecem o sistema imunitário, combatem a formação de radicais livres e ainda funcionam como anti-inflatamórios. Também os brócolos, cogumelos, couves, cebola e alho entram nesta lista.

Já o zinco serve para melhorar a hidratação, manter a elasticidade da pele e tem efeito antioxidante em sinergia com o selénio.

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