É em Estugarda que está uma das bibliotecas mais
FOTOS

Há duas bibliotecas portuguesas entre as mais bonitas da Europa

Redação SPOT+

As bibliotecas são, a par das igrejas, dos melhores sítios para se estar em silêncio, seja para introspeção, oração ou para estudar. A regra de ouro é a mesma: não se deve fazer barulho para não perturbar os demais.

Os estilos de cada biblioteca diferem de cidade para cidade e com a época em que foram construídas. Desde o estilo barroco da Biblioteca Joanina, da Universidade de Coimbra, ao mais contemporâneo da Biblioteca Municipal de Estugarda, na Alemanha.

A Biblioteca Joanina, na Universidade de Coimbra, e a Biblioteca do Palácio de Mafra são as duas representantes portuguesas nesta lista.

Em Coimbra, a Biblioteca Joanina foi mandada construir por D. João V, o rei-sol português, e é onde pode ser a arquitectura de um país governado por um absolutista. D. João V dedicou-se a patrocinar as artes e a biblioteca foi mandada construiu pela riqueza que chegava ao Portugal a partir dos Descobrimentos.

Só com marcação é que é possível visitar a Biblioteca do Palácio de Mafra e deslumbrar-se com o chão de azulejo, ornamentado com marfim cinzento, cor-de-rosa e branco.

Veja a lista na fotogaleria e diga-nos qual é a sua biblioteca preferida.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!