Museu

Reprodução: Pexels

Governo oferece cheque-cultura a todos os jovens de 18 anos

Redação SPOT+

"Cultura para todos" é o projeto vencedor do Orçamento Participativo Portugal (OPP). Trata-se de uma iniciativa do Governo que destinou três milhões de euros do Orçamento de Estado de 2018 a ideias apresentadas pelos cidadãos.

Todos os jovens que fizerem 18 anos no próximo ano vão receber um cheque-cultura que lhes dará acesso a museus, exposições e espetáculos. O objetivo é promover o acesso dos mais novos à cultura. 

O projeto "Cultura para todos" incluiu um programa de troca e doações de livros, entre bibliotecas, cidadãos e instituições. No total, serão postas em prática 38 iniciativas propostas pelos cidadãos portugueses, já no próximo ano. 

Esta iniciativa terá um custo de três milhões de euros no Orçamento de Estado de 2018. Além disso, o Governo garantiu que o próximo orçamento participativo (OPP) terá um aumento significativo, passando para cinco milhões de euros.

No total, quase 80 mil pessoas participaram nesta votação e elegeram o projeto vencedor. 

A ideia dos "cheques-cultura" já vigora noutros países da Europa, como por exemplo, Itália. Em 2015, o governo italiano entregou cheques de 500 euros, com destino a concertos, museus e teatros a todos os jovens com 18 anos.

 

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!