Exercício físico
Foto: pexels

Afinal há mesmo pessoas alérgicas ao exercício físico

Redação SPOT+

Não se trata preguiça ou falta de aptidão para o desporto, algumas pessoas são mesmo alérgicas ao exercício físico. Quem o diz é a ciência.

De acordo com os especialistas, só 50 em cada 100 mil indivíduos sofrem de anafilaxia provocada pelo exercício físico. 

Um norte-americano, chamado Joe O'Leary, só descobriu que sofria desta condição alérgica, quando começou a asfixiar ao fim de 30 minutos a andar de bicicleta elíptica. 

"Os meus olhos começaram a chorar e estava com dificuldade em respirar. Após cinco minutos não conseguia respirar. Olhei para o espelho e os meus olhos estavam inchados. Toda a minha cara estava inchada", contou ao Popular Science.

Após o episódio, Joe O'Leary foi transportado para o hospital. Aqui, diagnosticaram-lhe um choque anafilático por causa dos tomates e pimentos da pizza que tinha comido. No entanto, esta manifestação alérgica só aconteceu porque praticou uma atividade física. 

Cerca de 30 a 50 por cento das pessoas afetadas sofrem reações alérgicas provocadas pela combinação de certos alimentos e o exercício físico. 

Há ainda quem tenha ataques alérgicos causados pela combinação de exercício intenso e medicamentos, como por exemplo a aspirina. Também algumas mulheres sofrem do choque anafilático durante a menstruação.

Até agora, ainda não foram descobertas as verdadeiras causas da doença. Mas os investigadores consideram que o exercício físico pode causar mudanças fisiológicas, deixando o organismo mais sensível a este tipo de reações.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!