Caracóis gigantes «invadem» Florida [Reuters]

Caracol não consegue acasalar por ser canhoto

O caracol Jemery não tem sorte no amor. Este raro animal, que tem dificuldades por ser canhoto, foi trocado por dois potenciais pretendentes, que se envolveram entre eles.

O solitário caracol perdeu num triângulo amoroso. E tudo começou porque as espirais da casca que carrega são na direção contrária à do relógio, uma condição rara mas que, pelos vistos, condiciona o lado amoroso dos caracóis.

Embora ele se destaque da maioria dos parceiros, no mundo dos caracóis isso não é necessariamente positivo. É que ele é incapaz de se relacionar com os restantes que possuem espirais no sentido contrário – na verdade, a grande maioria deles.

Isto não tem a ver somente com uma questão estética e de gosto. No ritual de acasalamento, os caracóis aparecem de frente uns para os outros e depois deslizam lado a lado. O problema é que quando um caracol canhoto se junta a um destro, não conseguem acasalar porque os órgãos sexuais ficam em lados errados.

Cientistas da universidade de Nottingham lancaram uma campanha no Twitter, com a hashtag #snaillove, para encontrarem pretendentes para o Jeremy.

Embora tenham conseguido juntá-lo com outros dois caracóis, o Lefty e o Tomeu, através da campanha, o resultado não foi o esperado. É que ambos se apaixonaram, e deixaram Jeremy de parte.

Acabaram por ter 170 bebés e o azarado Jeremy continua num laboratório em Nottingham.

Veja também
Também tem uma história para contar?
Queremos saber!